domingo, 19 de junho de 2016

Sintomas da gravidez

No meu caso, tudo começou com um atraso da menstruação, que sempre foi muito regulada. Nos primeiros dias não levei muito à sério, pois todos os sintomas eram pré-menstruais, u seja, sentia tudo como se fosse menstruar:

- Cólicas
- Inchaço
- Dor nos seios

Mas os dias passavam e a menstruação não vinha, eu me sentia "entupida", então na minha cabeça comecei a me dizer que tinha que ir ao médico de qualquer jeito, pois ou estava grávida ou estava com algum problema.

Poderia ter feito um teste de farmácia, já que ocasião* de engravidar não tinha faltado e é o que recomendo à todas que estão com duvidas. Não fiz por razões pessoais, estava de férias na casa dos meus pais, sem muita privacidade para ir em uma farmácia comprar o teste, além disso minha família conhece bem todas as farmácias dali e seus funcionários (a informação iria se espalhar). Eu também me dizia que não tinha urgência, poderia esperar voltar para casa. 

Algumas mulheres não têm os mesmos sintomas (ou estão menos atentas ao seu corpo) e podem não notar a ausência de menstruação pois sempre tiveram um ciclo irregular ou períodos de amenorréia (=ausência de menstruação). Outras podem ter perdas de sangue, geralmente no período que coincide com o habitual, que é muito comum (fala-se que o corpo tem uma memória)

Sobre os famosos enjôos e náuseas, na verdade eles aparecem um pouco mais tarde. E eu que achava que eles eram "obrigatórios", para minha total satisfação, fiz parte dos 50% de mulheres que desconhecem os enjôos na gravidez! 

O importante é lembrar:
- *Uma unica relação é o suficiente para engravidar - não existe isso de "ah, mas foi só uma vez"... Basta ter coincidido com o dia fértil!
- Ejaculação: mesmo que o homem tenha ejaculado "fora" (coito interrompido), existe sempre um risco de gravidez, pois mesmo antes da ejaculação existem espermatozóides (em pequena quantidade, mas existem), no que se chama líquido pré-ejaculatório ou lubrificante.
- Sem querer deixar ninguém paranóico, mas com o objetivo de informar, uma contracepção oral (do tipo pílula) ou mecânica (do tipo camisinha) não elimina 100% dos riscos ou chances (depende do ponto de vista!) de engravidar, mesmo se a eficiência desses métodos são "quase" de 100%.
- E se existe uma pequena suspeita de gravidez, melhor mudar alguns hábitos: evite o consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Limite igualmente o consumo de café e chá (preto e verde). Não tome nenhum medicamento sem prescrição médica e sem informar ao médico sobre a (possível) gravidez. Se segue algum tipo de tratamento, informe-se com um médico ou farmacêutico. Atenção aos óleos essenciais e atividades físicas de risco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário