quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O que beber durante a gravidez

Sabemos que precisamos nos hidratar não so por fora, mas principalmente por dentro durante toda a gravidez, porém o que nem sempre sabemos é o que é "proibido", não aconselhado ou simplesmente a consumir com moderação.

Uma das minhas primeiras perguntas durante a primeira consulta foi em relação ao chá e ao café. Não sou uma grande consumidora de café, mas gosto de começar o dia com uma xícara de café com leite. Porém sou uma grande consumidora de chás "de verdade" (preto, verde, branco).

Café e chás: ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário abolir todo consumo, mas simplesmente limitar. Estudos dinamarqueses confirmam que um grande consumo de café (ou tudo que contenha cafeína, como chás, coca-cola, chocolate) aumentaria o risco de aborto ou de peso baixo ao nascimento, mas até 3 xicaras por dia os estudos não indicam nenhum aumento de risco.

Eu preferi então continuar com meu café com leite pela manhã (um café de baixa intensidade, que é o que eu prefiro) e eliminar ao maximo o chá durante os primeiros meses, pois ele prejudica a absorção do ferro, e durante a gestação já é muito comum uma deficiência em ferro. Porém se a vontade batia, eu me deixava tentar sem culpa, sempre com moderação.

Outros "chás": boldo, camomila, erva-doce, etc, na verdade não fazem parte dos "chás", mesmo se no Brasil se coloca tudo na mesma apelação. Na verdade são "infusões" de plantas. Melhor pedir conselho ao seu médico antes de tomar, pois algumas são contra-indicadas. 

Refrigerantes: são péssimos para a saude, então a evitar. Algumas exceções: uma coca-cola bem gelada é muitas vezes recomendada para aliviar as náuseas!
Refrigerantes zero/light: a evitar, pois o uso de adoçantes artificiais (como o aspartame) estão associados ao risco de parto prematuro. Não digo que seja "proibido", mas a consumir moderadamente, de forma ocasional.

Sucos de frutas: mesmo 100% naturais e sem açucar extra, os sucos de frutas são nossos "falsos amigos". São muito ricos em açucar e não são assim saudáveis como se pensa.

Leite: preferir o consumo do leite semi-desnatado ou desnatado, pois o integral é realmente muito "gordo". Acumulamos gordura inútil!

Água: beber água tratada (ou fervida) ou mineral, tudo depende da qualidade da água de onde vivemos. As minerais variam em teor de minerais, então uma marca que seja rica em magnésio é excelente contra as cãimbras muito comuns durante a gravidez e os saltos de humor.

Outras bebidas: leite de soja, amêndoas, e outros "leites" vegetais normalmente não apresentam riscos (quando são naturais e sem aditivos).

Vale lembrar que beber o suficiente durante a gravidez (no minimo 1,5 litros por dia) previne cãimbras, prisão de ventre, pele seca (estrias) e infecções urinárias. 

As bebidas alcoólicas são extremamente contra-indicadas durante a gravidez, independente da quantidade, teor alcoólico ou período da gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário