quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Toxoplasmose e Listeriose: riscos e prevenção na gravidez

Doenças que geralmente não são graves para os seres humanos, podem ser muito perigosas durante a gravidez. Duas que podemos citar são a Toxoplasmose e a Listeriose.

Cerca de 60% da população brasileira já foi contaminada pela Toxoplasmose (um parasita) e seria então imune à doença, mesmo sem saber, pois na maioria dos casos não existem sintomas. Um exame de sangue detecta facilmente. Para todas as gestantes não imunizadas, um controle regular deve ser efetuado (exames de sangue), assim que cuidados na alimentação e higiene. Conhecida como a "doença do gato", existem outras formas de contaminação, dentre elas:

- consumo de carnes mal passadas, como a carne de porco, carneiro (sem excluir as outras)
- saladas e legumes mal lavados
- água contaminada

Normalmente os gatos que apresentam riscos são os que caçam para se alimentar, e os "gatos de apartamento" que se alimentam somente de alimentos industrializados não apresentam risco. Porém, na dúvida (nunca se sabe se o bichinho andou matando um rato!), evitar todo o contato com as fezes do animal (usar luvas descartáveis para trocar a caixa de areia) e lavar cuidadosamente às mãos apos cada contato. 

Para o feto, os riscos são bem graves, principalmente má-formações importantes durante os 3 primeiros meses. Conforme a gravidez avança, os riscos diminuem, mas não estão exclusos. 

Sobre a Listeriose, trata-se de uma infecção bacteriana com sintomas parecidos com a gripe ou gastroenterite. Para as gestantes, o risco é de complicações e aborto espontâneos. Alguns casos podem evoluir para uma meningite, arriscando a vida das gestantes e dos bebês.

Algumas precauções:
- Consumir leite e derivados somente pasteurizados
- Não consumir peixes, frutos do mar ou carnes cruas ou mal cozidas
- Frutas, legumes e saladas sempre bem lavados
- Atenção aos ovos crus (ou mal cozidos) e alimentos à base de ovos crus, como maionese feita em casa, mousses, sorvetes, etc.
- limpar regularmente a geladeira com produtos à base de água sanitária e regular a temperatura abaixo de 4oC.
- respeitar a data limite de consumo dos alimentos.

Se você acha que teve algum "comportamento de risco", converse com seu médico, que solicitará um exame para verificar uma eventual contaminação e prescreverá um tratamento adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário